Blog de Penaforte

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Penaforte recebe pela primeira vez o Selo UNICEF Município Aprovado

A Primeira Dama Marcia Rejane recebeu o Certificado do Selo UNICEF ao lado da Presidente do CMDCA Levina Couto
O UNICEF realizou nesta quinta-feira (29/11), a cerimônia nacional de anúncio dos municípios que conquistaram o Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009 - 2012, das regiões do Semiárido e da Amazônia.


O anúncio nacional dos municípios que foram certificados foi feito pelo Representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl, no Museu Nacional, em Brasília.



Pela primeira vez na sua história o Município de Penaforte foi contemplado com o Selo UNICEF Município Aprovado que reconhece os avanços nas áreas da infância e adolescência implantados pela gestão de Luis e Avelar.



O evento contou com a presença das Ministras Tereza Campello (do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Maria do Rosário (Secretária dos Direitos Humanos) e Luiza Bairros (Secretária de Política de Promoção da Igualdade Racial), do Governador Cid Gomes, além de Senadores, deputados  e Prefeitos que integram Amazônia Legal e o Semi-Árido brasileiro.

O Prefeito Luis Celestina enviou a primeira Dama Marcia Rejane e a Presidente do CMDCA Levina Couto para representar o Município de Penaforte na solenidade.

“Estamos todos felizes com este certificado, pois ao recebermos o Selo UNICEF temos a certeza que nosso trabalho foi acertado, mas também aumenta a nossa responsabilidade trabalhar com determinação em busca de outras melhorias para nossas crianças e adolescentes” disse a professora Marcia Rejane por telefone.

O Prefeito Luis Celestina anunciou a conquista no final da tarde de ontem nas redes sociais Twitter e Facebook. “Muito Feliz! Recebi nesse momento ligação da nossa Primeira Dama Marcia Rejane, de Brasilia, informando que o nosso Município foi contemplado, pela primeira vez, com o Selo UNICEF. Muito Obrigado a todos que contribuíram para esta grande conquista. Nosso Povo Merece” postou o Prefeito compartilhando imagem do Selo Unicef ao lado da Logomarca do Município.

A postagem do Prefeito Luis foi compartilhada, curtida, comentada e retuitada por vários filhos e amigos de Penaforte, com várias felicitações pela inédita conquista.

Da região do cariri foram contemplados os municípios de Araripe, Assaré, Brejo Santo, Farias Brito, Mauriti, Penaforte, Porteiras, Saboeiro, Salitre e Várzea Alegre.

HISTÓRICO DO SELO



O Selo UNICEF Município Aprovado é uma tecnologia social inovadora, lançada em 1999 no Ceará, que, desde 2005, alcança todo o Semiárido Brasileiro. A partir de 2009, o Selo chegou à Amazônia Legal Brasileira, articulando, mobilizando, comunicando, acompanhando e, finalmente, certificando as políticas públicas municipais voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O Projeto Selo UNICEF Município Aprovado faz parte do pacto nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e da Agenda Criança Amazônia, iniciativas de solidariedade, cidadania e compromisso com o desenvolvimento dessas regiões que abrangem mais de 2.200 municípios de 20 Estados brasileiros (os nove Estados do Nordeste, o Espírito Santo e Minas Gerais e os nove Estados que compõem a Amazônia Legal Brasileira).

O Pacto e a Agenda representam a união de forças entre governo federal, governos estaduais, organizações da sociedade civil, organismos internacionais, empresas e população.

Nos quatro anos de mobilização da Edição 2009 - 2012, os quase 1.800 municípios inscritos no Selo UNICEF alcançaram resultados significativos nas áreas da Assistência Social, Saúde e Educação, por meio da mobilização social, do desenvolvimento de capacidades e do monitoramento das políticas públicas. Esse movimento tem buscado contribuir, também, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio nessas regiões do país.

O Selo UNICEF Município Aprovado também promoveu um amplo processo de participação social por meio da realização de dois Fóruns Comunitários, ocasiões em que a comunidade teve a oportunidade de avaliar, elaborar e acompanhar propostas para melhoria das políticas para a infância e adolescência em seus municípios.

Para conquistar o Selo, os municípios foram avaliados em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. O Impacto e Gestão foram avaliados a partir do desempenho de indicadores de Saúde, Educação e Proteção no período de quatro anos.

No Semiárido, os municípios certificados conquistaram avanços e melhoras em, pelo menos, 18 indicadores de um total de 32 nos eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, além de ter pontuado em pelo menos duas das atividades da Participação Social.

Na Amazônia, de um total de 33 indicadores dos Eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, os municípios certificados avançaram em, no mínimo, 15 indicadores, além de ter pontuado em pelo menos duas das atividades da Participação Social.

Confira outros imagens da Cerimonia em Brasilia: