Blog de Penaforte

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Programa Saúde na Escola em Penaforte com atuação plena

Incentivo escolar Motivação para aprender Teste Vocacional Escola Francisco Gondim  - foto equipe PSE

O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído por Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, resulta do trabalho integrado entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, na perspectiva de ampliar as ações específicas de saúde por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde aos alunos da rede pública de ensino.

As ações de saúde que vem sendo desenvolvidas no âmbito do PSE priorizam as necessidades apontadas pela própria família dos educandos e pela equipe pedagógica e administrativa.

São, entre outras: Motivação e incentivo escolar; Avaliação clínica; Avaliação nutricional; Avaliação oftalmológica; Avaliação da saúde e higiene bucal; Avaliação auditiva; Avaliação psicossocial; Atualização e controle do calendário vacinal; Promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva; Promoção das Práticas Corporais e Atividade Física nas Escolas; Prevenção ao Uso Drogas lícitas e ilícitas; Promoção da Cultura de Paz e Prevenção das Violências; Promoção da Saúde Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.
Os Profissionais quem compõem o PSE em penaforte são: Aiana Yris (Psicóloga); Jakelline Miranda (Fonoaudióloga); Jefferson Alencar (Fisioterapeuta); Wellyne Couto (Fisioterapeuta); Francismar Alves (Motorista); Alfredo Macêdo (Médico); Liliane Cartaxo (Enfermeira);  Zeneide Felisardo (Técnica em enfermagem); Zulmira Amaral ( Técnica em enfermagem); Noelma Ângelo (Dentista); Joscelaine (Técnica em saúde bucal); e   Fabiano (Motorista); Rafael Ferreira (Médico); Gilvania Morais (Enfermeira); Jeovane Pereira (Dentista); Janaina Cardoso (Técnica em saúde bucal); Margarida da Silva ( Técnica em enfermagem);

Algumas ações já foram realizadas:
- Participação do PSE e NASF no momento da saúde na semana pedagógica da Secretaria de Educação com a Palestra: “Atuação do PSE e NASF nas Escolas”.
- Reunião nas Escolas Fátima Regina, Ledite Ângelo, Francisco Gondim e José Cesário ,com comunidade escolar (professores, gestores, pais e alunos) para apresentação do PSE.
- Avaliação: clínica, nutricional, oftalmológica, da saúde e higiene bucal, auditiva, psicossocial, postural e atualização e controle do calendário vacinal.
- Incentivo escolar, motivação para aprender e aplicação de teste vocacional nas escolas Fátima Regina, Ledite Ângelo, Francisco Gondim e José Cesário.
- Sexualidade- Eu preciso fazer o teste do HIV/AIDS? Mobilização nacional de adolescentes e jovens para prevenção do HIV e da AIDS. - Oficina Arvore do prazer.

Confiram fotos das ações já foram realizadas pela equipe do PSE:
Avaliação Fonoaudiologica Escola Francisco Gondim
Avaliação Postural Escola Ledite Angelo
Avaliação Psicossocial Escola José Cesario
Incentivo Escolar Motivação aplicação de teste vocacional Escola Ledite Angelo 
Reunião na Escola Francisco Gondim  com comunidade escolar para apresentação do PSE 
Sexualidade Eu preciso fazer o teste HIV AIDS Escola Fatima Regina