Blog de Penaforte

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Ceará se despede de Welington Landim

Amigos, deputados e familiares velaram ontem, na Assembleia Legislativa, o deputado Welington Landim (Foto: Diego Camelo)
Coroas de flores e homenagens póstumas deixaram o plenário da Assembleia Legislativa (AL) apertado. Emocionados, amigos, família e colegas se despediram do deputado estadual Welington Landim (Pros). O parlamentar faleceu ontem de meningite bacteriana após quase dez dias de internação. Landim será enterrado hoje, às 16h, em Brejo Santo, sua cidade natal.

Eleito cinco vezes deputado, o caririense ocupou assento na AL por dezesseis anos. Segundo os colegas, Landim marcou sua trajetória pelo poder de conciliação e as bandeiras que defendia.

Presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque (Pros) diz que o deputado deve ser lembrado como um político que batalhou pela transposição do rio São Francisco. “O Estado deve muito ao nosso querido irmão Welington Landim”, lembra. 

O luto oficial no Estado se estende por três dias, a partir de ontem. As sessões na AL serão retomadas amanhã, mas matérias só entram em pauta na sexta-feira.

Seguido por um ou outro sussurro, o silêncio substituiu o clima de debates na Casa. Nem as intrigas políticas afastaram a presença de antigos aliados. “Mesmo com todas as divergências com o Cid Gomes, Landim era incapaz de proferir sequer uma palavra de indiferença para mim”, recorda Eliane Novais (PSB).

Prefeito de Brejo Santo, o filho de Welington, Guilherme Landim, agradeceu as orações do povo cearense. “Quero nunca decepcionar meu pai. Quero honrar o nome dele.”

Amigo da família de Landim, Camilo Santana (PT) chegou nos últimos momentos do velório. O governador desmarcou reunião com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, em Brasília, para prestar as últimas homenagens ao amigo.

O prefeito Luis Celestina decretou feriado no dia de hoje (10/06) e Luto Oficial por três dias no Município de Penaforte.

“O Estado do Ceará perdeu um grande líder político e um dos mais atuantes deputados. O Povo de Penaforte perdeu um irmão e companheiro de todas as horas. Somente a Fé em Deus nos conforta com tão grande perda. Minha solidariedade a toda Família Landim”, escreveu Luis na rede social Facebook.

Luis informou ainda que o corpo será velado no Welingtão hoje até às 16hs de onde será levado para a Missa na Matriz e em seguida o enterro.

Confira a trajetória do deputado Welington publicada no jornal O Povo: