Blog de Penaforte

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Lixo Hospitalar tem destino correto em Penaforte


Caminhão fez a primeira coleta em Penaforte


A Secretaria de Saúde de Penaforte firmou contrato com uma empresa para gerenciar a coleta e destinação final dos resíduos do Hospital Municipal e dos postos de saúde do Município, bem como dos medicamentos apreendidos pela vigilância sanitária, por encontrarem-se vencidos, danificados ou considerados impróprios assim ao consumo humano.

A empresa contratada possui unidade operacional localizada na cidade de Sousa na Paraiba e sua unidade está devidamente licenciada pelos órgãos ambientais para atuar no ramo.

O lixo hospitalar e medicamentos vencidos, que nas gestões anteriores eram despejados no lixão, agora serão devidamente tratados e incinerados pela empresa contratada.

Desde o início desta Administração o Prefeito Luis Celestina tinha uma preocupação, com o lixo hospitalar, mas somente neste momento foi possível a finalização do processo de contratação da empresa para gerenciar o lixo.

A empresa contratada realizou a primeira coleta em Penaforte, nesta segunda-feira (12/12) conduzindo o material até sua sede para serem incinerados.

Incineração do lixo hospitalar é considerada a melhor alternativa de tratamento de resíduos sólidos, uma vez reduz drasticamente o volume de resíduo, sobrando apenas uma pequena quantidade de cinzas.

O Forno incinerador da empresa foi projetado e construído de acordo com as exigências e regulamentações das Resoluções CONAMA e conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde.

O incinerador possui câmaras sequenciais contíguas, cada uma cumprindo um objetivo específico, obtendo-se ao final uma incineração isenta de poluentes, resultando gases inertes na chaminé, dentro dos padrões dos Órgãos de Controle Ambiental.

O Prefeito Luis Celestina comemorou mais uma conquista de sua gestão.
“Parece pouco mais foi dado um grande passo em relação aos problemas deixados por resíduos, pela primeira vez na história de Penaforte o lixo hospitalar terá o destino correto” disse o Prefeito.

Confira outras fotos da primeira coleta: