Blog de Penaforte

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Integra da mensagem de Prefeito Luis Celestina na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal

O prefeito Luis Celestina (PDT) apresentou na Sessão de Abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Penaforte, realizada na noite de ontem (11/02) a tradicional Mensagem prestando contas das ações do Governo em 2015 e apresentando os projetos e ações que pretende realizar em 2016.

Leia a seguir a Mensagem na íntegra:

MENSAGEM Nº 002/2016

Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Vereadores,


Volto aqui nesta Tribuna, assim como fiz em todos os meus anos dos dois mandatos e digo-lhes mais uma vez, que muito honra-me comparecer à abertura dos trabalhos deste nobre Parlamento não apenas pela motivação de cumprir um preceito da nossa Lei Orgânica, mas também pela oportunidade de prestar contas ao Poder Legislativo e a toda a sociedade penafortense das ações executadas pela administração pública municipal ao longo de 2015.

Nos últimos anos, o Governo Municipal, com muita firmeza e perseverança, consolidou avanços e lançou novas bases para o desenvolvimento do Município. Em conjunto, preservou os princípios de gestão financeira e fiscal, que possibilitaram as diversas realizações observadas recentemente e que fazem do nosso Município uma referência em gestão pública no Estado.

O ano de 2015 foi, em nível nacional, mais um período de restrições. O Brasil continua envidando esforços para sair da recessão, mas já mostra sinais promissores de recuperação. O Ceará segue sentindo os impactos dessa crise, embora não com a mesma intensidade de outros estados. Nesse cenário adverso, a nossa Penaforte conseguiu ainda se sobressair.

Lemos nos jornais que vários colegas prefeitos reduziram seus próprios subsídios e gratificações de secretários municipais, mas seguramos firme as nossas receitas e cortamos algumas despesas, o que possibilitou que cumpríssemos os nossos compromissos em 2015.

De modo muito particular, menciono que reajustamos, mais uma vez, a remuneração dos nossos servidores e ainda convocamos vários servidores aprovados em concurso público.

Consciente da grande queda das receitas municipais, em especial do ISS e ICMS, conforme anunciei aqui no ano passado, não firmamos convênios onde envolvia contrapartida com os governos Estadual e Federal.

Tocamos as nossas obras e concluímos a sede do CREAS no Bairro Mãe Maria, a Quadra do Juá, a UBS do Bom Haver e o Posto de Saúde da Queimada Grande.

Conservamos as nossas estradas com piçarramento e roços, mantendo-as transitáveis, facilitando assim a vida do homem do campo e deslocamento dos estudantes da zona rural para a sede do Município.

Ainda construímos mais um esgotamento sanitário desta vez na Rua Antonio Angelo com Rua Manoel Gonçalves.

Implementamos também mais uma etapa do maior projeto de calçamento em paralelepípedo da história de Penaforte.

Em convênio com o Governo do Estado adquirimos mais três ônibus, o que elevou a nossa frota do transporte escolar para 13 veículos, mesmo assim continuaremos trabalhando para conseguir mais dois ônibus para deixar o município autossuficiente nessa área.

Conseguimos mais três caçambas, mais um automóvel para a Secretaria de Saúde e uma viatura para o Programa de Aquisição de Alimentos.

Quanto ao setor da Assistência Social, realizamos com sucesso mais uma eleição do Conselho Tutelar, sem nenhum problema e elogiada pelos órgãos envolvidos.

A nossa equipe promoveu as reuniões mensais e socioeducativas com idosos e com gestantes para a entrega de Kits bebê;

Foram realizadas diversas reuniões com as famílias referenciadas ao CRAS com participação do Gestor do Programa Bolsa Família e Assistente Social do CRAS, palestra com caminhoneiros do Posto Fiscal sobre exploração sexual envolvendo criança e adolescente e ainda reunião com usuários do PBF sobre educação alimentar com nutricionista do Estado.

Em todas as datas comemorativas foram realizados festejos com as pessoas atendidas nos diversos programas, em especial o Dia dos Idosos.

Continuamos com todos os nossos programas sociais implantados no início de nossa gestão e outros que foram criados ao longo de nosso mandato, tudo graças a excelente equipe da Assistência Social.

Na Educação continuamos com índices cada vez melhores e nossas escolas, professores e estudantes continuaram se destacando no cenário estadual.

Além dos recursos do FUNDEB recebidos, investimos na folha de pagamento dos profissionais do Magistério mais de R$ 1.600.000,00 de recursos próprios.

Para melhorar ainda a qualidade de nossa educação e propiciar melhores condições de ensino aos nossos estudantes, estamos concluindo a construção de uma Escola Modelo, com o que existe de mais moderno na área.

No tocante à Saúde, reafirmo o nosso compromisso com o setor, que tem sido tratado como uma das nossas grandes prioridades.

Deve ser destacado ainda, no campo da saúde, os números de pessoas atendidas, assim como de procedimentos realizados em nosso Hospital, bem como nos PSF’s e no CEO, conforme se segue:

No Hospital foram realizadas quase 40.000 consultas médicas com clínico geral, ginecologista, obstetra, pediatra e ortopedista, mais de 21.000 procedimentos diversos, 3.503 atendimentos em fisioterapia e 853 em fonoaudiologia.

Realizamos diversos tipos de exames laboratoriais local e exames complementares como eletrocardiograma e ultrassonografia

A sala de estabilização, uma de nossas grandiosas conquistas funcionou a todo vapor nos atendimentos mais complexos e nos nossos PSF’s foram realizados outras dezenas de milhares de consultas, visitas e atendimentos.

Da mesma se procedeu em relação a saúde bucal que superou todas as expectativas em atendimentos.

No esporte, mantivemos todos os nossos equipamentos e ainda estamos tentando viabilizar a entrega do nosso tão sonhado Estádio Municipal até o final desta gestão.

Outra grande conquista de nossa Gestão foi a cessão junto ao Governo do Estado para o Município da área do Posto Fiscal, que inclusive já usamos o galpão como Garagem Municipal e pretendemos viabilizar o uso dos demais prédios para funcionamento de outros órgãos municipais.

Pretendemos entregar também até o meio do ano um dos mais belos equipamentos de nossa cidade e talvez da região que é a Praça da Entrada da Cidade, quem em breve será um ponto de encontro de nosso Povo para boas conversas e para lazer da juventude.
 
Além dessas áreas, o Governo como um todo tem trabalhado, nos últimos 7 anos, preparando Penaforte para o futuro, cuidando do presente. A partir desta perspectiva realizamos dois concursos públicos e em ambos não foi levantada nenhuma suspeita de sua lisura, o que tem melhorado em muito a qualidade dos serviços ofertados.

Sabemos que a caminhada para a construção de uma nova Penaforte requer a participação de todos.
Agradeço àqueles que, no Governo Municipal, não medem esforços para assegurar “Uma Penaforte Melhor Para Todos”.

Sou grato ainda aos esforços dos Poder Legislativo, ao meu Vice Avelar Pereira, ao Governo Federal, nas pessoas do Presidente Lula e da Presidenta Dilma, do Governo Estadual, do meu amigo Cid Gomes que muito fez pelo nosso Povo e do Governador Camilo, pois esperamos que comece a olhar para nossa terra, bem como de todos nossos amigos e amigas, que colaboraram de sobremaneira para que os últimos anos tenham sido de muitas realizações.

Nesse momento, não poderia deixar de lembrar-me do nosso eterno amigo deputado Welington Landim que prematuramente foi chamado por Deus e que nos deixa cheios de saudades.

A determinação em “fazer mais e melhor para todos” e em lançar os fundamentos para a construção de “uma nova Penaforte” são marcas deste governo.

Durante todo o período em que tenho me dedicado a servir ao povo do nosso município, isso tem me motivado a trabalhar como se cada dia fosse o primeiro dia. Este último ano, não será diferente! É assim que a gente quer e que a gente faz uma nova Penaforte!

Muito obrigado a todos e todas que colaboraram e colaboram com esse projeto.

Que tenhamos um bom ano de trabalho.

Paço da Prefeitura Municipal de Penaforte, em 11 de fevereiro de 2016.



Luis Fernandes Bezerra Filho

Prefeito Municipal