Blog de Penaforte

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Equipe da Trilha Radical de Penaforte Realiza Viagem Cultural Pelo o Cariri

Equipe Trilha Radical de Penaforte (matéria/foto - Carlinhos e Marthins)

A Equipe Trilha Radical de Penaforte não vive só de aventuras, iniciou um passeio cultural pela região do Cariri afim de conhecer a cultura de nossa região tão rica e tão esquecida apesar de tão próxima.

A Equipe Trilha foi Representada pelos os membros Carlinhos, Nanuca, Luizão e como Convidado o amigo Marthins representando o Blog do Município de Penaforte. O passeio cultural foi realizado nos dia 13 e 14 de Agosto, tendo inicio na Cidade de Barbalha, há 112 Km de Penaforte, onde foi ofertado a equipe trilha radical um maravilhoso café da manhã pelo Padre Alencar, filho natural de nossa terra e após o café o Padre Alencar com toda sua simplicidade acompanhou os membros da Equipe Trilha Radical até a Igreja Matriz de Santo Antonio onde foi passada valiosas informações sobre a história da Igreja, tal como o Órgão de tubos, o único existente no Estado do Ceará e o sino Doado pelo o saudoso Padre Cícero em 1911, entre outras relíquias culturais ali existente.

Um pouco da historia do Órgão de tubos da Igreja de Santo Antonio de Barbalha-Ce

O órgão de Tubos da Igreja de Santo Antonio de Barbalha, foi inaugurado no dia 21 de março de 1954. Pelo Pároco, Padre Erfo Roters e o Bispo da Diocese Dom Francisco Pires. O órgão de acordo com o livro Tombo, de nossa Igreja foi fabricado em Novo Hamburgo/RS, a empresa que não mais existe era do Senhor Edmundo Bhom. Para trazê-lo de Santa Catarina até aqui, levou-se em torno de 24 dias, pois o órgão, por informação nos dada, pesa mais de 5 toneladas. O órgão possui 19 registros (Sons), dois manuais (para o teclado de cima e para o de baixo), e uma pedaleira que é tocada com os pés, e emite os sons mais graves. Também possui mil tubos (flautas que emitem os tons), medindo a maior flauta mais ou menos três metros.

A equipe Trilha Radical se despediu do Padre Alencar agradecendo pela recepção e deu seqüência ao passeio prosseguindo para a Cidade de Juazeiro do Norte, 120 km de Penaforte, onde visitaram a Estátua, casarão, museu e casa onde morou o Padre Cícero. Em seguida deram seqüência para a cidade de Assaré, 173 km de Penaforte, com o intuito de visitar o Museu de Patativa do Assaré, um dos grandes poetas do Brasil, foram recepcionados pelos os funcionários que deram boas vindas e logo em seguida repassaram para a equipe toda a história do poeta. Logo em seguida se deslocaram até a Cidade de Tarrafas, 201 km de Penaforte, chegando lá foram recepcionados pelo o Padre João Bento, que é Natural da cidade de Jardim Ceará que é primo de Carlinhos, um dos membros da equipe.

O Padre João ficou sabendo do passeio cultural que seria até Assaré e fez o convite a equipe para conhecer a pacata cidade de Tarrafas que esteve em festa de 05 a 15 de agosto.

A idéia da equipe é que passeios como este tem um grande valor cultural para todos e ainda divulgar o nome do município de Penaforte por onde passa.

CONFIRA AS FOTOS: