Blog de Penaforte

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Prefeito Luis apresenta Mensagem na Câmara com prestação de contas e anuncia novas ações

Prefeito Luis na Primeira Sessão da Câmara Municipal de Penaforte - foto Marthins
Assim como fez em todos os anos do seu primeiro mandato, O Prefeito Luis Celestina entregou na Câmara Municipal, na ultima sexta-feira (15/02) a Mensagem do Poder Executivo para o ano de 2013, tendo como parâmetros balizadores as diretrizes da nova Gestão para nosso primeiro ano do segundo Governo.

Cumprimentando e felicitado os Vereadores e Vereadoras pelo início dos trabalhos desta Primeira Sessão Legislativa desta legislatura Luis agradeceu a todos os integrantes da Legislatura anterior, pela forma madura e democrática com que foram tratadas e aprovadas as matérias encaminhadas em todo o nosso primeiro mandato.

“Parabenizo os Vereadores da Legislatura pela disposição política para o diálogo, entendimento e negociação, permitindo a aprovação de matérias importantes para a administração municipal, tenho certeza que Vossas Excelências que estão iniciando os trabalhos hoje demonstrarão a mesma maturidade quanto aos interesses legítimos da sociedade, superando barreiras partidárias e divisões de menor interesse” disse Luis.

O costume nesse momento, que esta previsto na Lei Orgânica Municipal é que se faça antes da apresentação das diretrizes da Gestão para o ano que se inicia e se faça um breve relato das ações desenvolvidas no ano anterior, mas O Prefeito pediu permissão ao Plenário apresentar um relato dos quatro anos do nosso primeiro mandato.

“Faço isto com o objetivo de prestar contas perante este Parlamento e à sociedade em geral, a fim de que exercitem o pleno direito de informação e fiscalização” anunciou Luis.

No inicio da Leitura o Prefeito Luis lembrou o estado em que recebeu cidade com ruas esburacadas, praças abandonadas e destruídas, ambulância que sumiam ou estavam quebradas, terreno baldios ocupados por animais e lixo e principalmente o povo com a baixa estima pelo caos se apresentava no final da gestão.

Luis citou a primeira medidas adotadas e ano a ano foram cidades as grandes conquistas do seu mandato como organização da máquina administrativa, reforma e construção de praças, restauração e pavimentação de avenidas, valorização dos profissionais do magistério, prêmios Escola Nota 10, aquisição de ônibus para o transporte escolar, ambulâncias e veículos para as secretarias, implantação do maior projeto de calçamento da história de Penaforte, esgotamento sanitário e drenagem em vários trechos de ruas, construção de kits sanitários, cisternas de placa e da adutora da Vila Noá, construção do nosso Ginásio Poliesportivo, da sede do PSF e do Posto de Saúde no Sítio Gentil e ainda a Construção da Escola da pró-infância uma das primeiras a ser integre em nossa região.

Luis citou ainda a construção de unidades habitacionais através do Programa Minha casa Minha vida, a implantação do projeto de iluminação central em toda extensão da Avenida Ana Tereza de Jesus e a implementação do Programa de Transferência de renda municipal denominado Vale Gás que beneficia atualmente 700 chefes de família e o Bebe Saudável.

Outra grande conquista anunciada foi o inicio da construção de uma Escola Modelo no valor de R$ 3.000.000,00, a primeira a ser construída em Penaforte nos últimos 20 anos.

Luis anunciou ainda que esta em fase final a construção da Praça em frente a Escola Ledite Angelo e a fachada e estacionamento do Hospital Municipal.

Luis citou também que durante os quatro anos de nosso primeiro mandato foi mantido rigoroso sistema de limpeza pública e coleta de lixo urbano e ainda a continuidade da limpeza dos terrenos baldios na cidade. Foi mantido também o sistema de pagamento do 13º. Salário, sendo que o servidor pode receber a parcela integral no mês de seu aniversário e a obediência rigorosa ao Calendário de Pagamento dos servidores municipais, implantado em 2009, e pela primeira vez da história de Penaforte os servidores receberam seus vencimentos de janeiro a dezembro sempre no último dia de cada mês, por quatro anos seguidos, inclusive com em todos aos anos foi apresentadas Mensagem de reajuste dos servidores sempre em índices superior ao reajuste do Salário Mínimo.

Lembrou também que em todos os anos do seu primeiro mandato realizou com sucesso os festejos Populares, como carnaval, festa de maio, festival junino e a festa do CERU, dentre outros.

Luis citou também como outra grande conquista da gestão a recuperação de parte de nosso território perdido ilegalmente para o Município de Jati.

“Repito, também que todas as realizações antes citadas me deram alegria, mas considero minha maior obra nesse primeiro ano de mandato a reintegração de quase todos os servidores demitidos cruelmente pelo meu antecessor” disse emocionado o Prefeito

O Prefeito disse que o trabalho foi reconhecido pelo povo de Penaforte, pois pela primeira vez em nossa história Prefeito e Vice Prefeito foram reeleitos e isto com a maior votação nominal da história de Penaforte e uma das maiores em termos proporcionais.

Com alegria Luis lembrou que logo após o pleito de outubro recebeu a noticia de que pela primeira vez em nossa história fomos contemplado com o Selo Unicef.

O Prefeito anunciou a seguintes ações para 2013:
1 - construção da primeira etapa do Estádio de Futebol;
2 - construção do Centro de Referencia Especializado de Assistência Social – CREAS;
3 - aquisição de uma motoniveladora, uma retroescavadeira e um caminhão equipado com caçamba tipo basculante todos novo;
4 - implantar mais um Projeto de Calçamento com pavimentação de vários trechos de ruas totalizando mais 18.000m².
5 – aquisição de mais dois ônibus e conclusão de todo o projeto de acessibilidade das escolas municipais.
6 – adoção de varias medidas para geração de emprego e renda na cidade.
7 - construção do matadouro público Consórcio com o Município de Jati.
8 - construção de um passeio em cada lado da Avenida Ana Tereza de Jesus;
9 – implantação de um Projeto de Sala de estabilização com médicos 24 horas e uma ambulância do SAMU.
10 - construção da sala de parto em nosso hospital.

No final o Prefeito agradeceu ao Governador Cid Gomes, aos deputados Welinton Landim e Jose Arnon, aos ao Vice Prefeito Avelar, aos vereadores e a todos os secretários municipais e assessores, mas especialmente ao Secretario de Finanças que tornou possível a realização dessas obras com a atenção de despesas e a maximização das receitas.

Fez também um agradecimento final ao povo de Penaforte que entendeu o trabalho e reconduziu junto com seu Vice Avelar para mais um mandato.