Blog de Penaforte

domingo, 17 de agosto de 2014

Penaforte realiza Fórum Comunitário visando conquista do segundo Selo UNICEF do Município Aprovado

Prefeito Luis Celestina discursa na abertura do Seminário Selo Unicef em Penaforte (Foto: Luiz Carlos)
O Governo Municipal de Penaforte, através da Secretaria de Assistência Social, Conselho Municipal dos direitos da criança e do adolescente e comissão dos direitos da criança e do adolescente, Secretaria de educação e  Conselho Tutelar, realizou na última terça feira  dia (12/08) de agosto o primeiro Fórum Comunitário Selo Unicef Município aprovado, edição 2013 -2016.

O prefeito Luis de Celestina abriu o fórum agradecendo a presença de todos e falou que o município tem feito sua parte ao realizar ações na saúde como as campanhas de vacinações, na educação com escolas e creches funcionando além de transportes escolares de qualidade, no esporte com a construções de várias ginásios na sede e na zona rural melhorando a vida das crianças e adolescentes  e em todas as áreas que englobam a proteção e  a segurança das crianças e adolescentes do município. Luis encerrou o seu discursos dizendo da felicidade da conquista do selo edição 2009-2012  pela primeira vez para o município  e que esta confiante nas ações realizadas pelo município para a conquista pela segunda vez consecutiva.

Estiveram presentes crianças e adolescentes do Município de Penaforte juntamente com familiares.

A Secretária de Assistência Social do município Márcia Rejane falou da importância do Selo UNICEF para o Município.

Após as apresentações os grupos ficaram assim divididos:
Grupos participarão da elaboração das propostas do plano Municipal de ação para a proteção da criança e adolescentes.

O Fórum foi uma oportunidade que o Município teve para o debate com os representantes da sociedade civil organizada para a construção do plano Municipal de proteção integral das crianças e adolescentes.

Os fóruns comunitários são espaços de engajamento da sociedade no planejamento de ações estratégicas de politicas publicas e de participação social em busca de garantir a igualdade de oportunidades no acesso a direitos para crianças e adolescentes.
 O fórum é um momento em que será apresentado um diagnostico dos serviços, programas e projetos voltados para crianças e adolescentes e a partir desta visão traçar novas estrategias e elaborar o plano municipal que será trabalhado até 2016.

O selo Unicef é uma iniciativa do fundo das nações unidas para a infância-UNICEF. O projeto é uma certificação que busca reconhecer os esforços do município do semiárido e da amazônia local brasileira que mais avançam na implementação de ações e  na realização de programa politicas publicas em favor da infância e adolescência.