Blog de Penaforte

segunda-feira, 26 de março de 2012

Penaforte é a terceira melhor do Cariri em Saúde



O Ministério da Saúde divulgou no sua página na rede mundial o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.

A partir da análise e do cruzamento de uma série de indicadores simples e compostos, o IDSUS avalia o Sistema Único de Saúde que atende aos residentes nos municípios, regiões de saúde, estados, regiões, bem como em todo país.

Por meio do portal do IDSUS, os resultados da avaliação, que tem como foco o usuário do SUS residente em cada município brasileiro, podem ser visualizados de maneira georreferenciada (na forma de cartogramas dinâmicos do software livre I3GEO) ou ainda em forma de tabelas (com dados disponíveis para downloads).

Dessa forma, o IDSUS se coloca como um importante subsídio para a formulação e execução de políticas públicas de saúde, tendo em vista que pode subsidiar gestores municipais, estaduais e federais a fortalecerem, em um compromisso compartilhado, seus sistemas e melhorarem a qualidade da atenção à saúde dos brasileiros.

O Prefeito Luis Celestina disse que este resultado é apenas a representação de uma dedicação e fruto de uma atenção especial a quem mais precisa.

Confira a lista dos 10 melhores em saúde no Cariri:
1.         Barbalha .................. 6,47
2.         Farias Brito ............. 6,45
3.         Penaforte ................. 5,99
4.         Santana do Cariri .... 5,94
5.         Altaneira .................. 5,84
6.         Potengi ..................... 5,83
7.         Salitre ...................... 5,80
8.        Jardim ..................... 5,77
9.         Antonina do Norte . 5,72
10.       Barro ........................ 5,68

Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde referem-se ao ano de 2011 e está disponível aos usuários no seguinte endereço: