Blog de Penaforte

sábado, 11 de julho de 2015

Penaforte ganha mais um Mestre

O professor da rede estadual e municipal de ensino em Penaforte, Wecsley Fernandes Lima, foi aprovado como mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Na sua Defesa de dissertação de mestrado apresentada na última quinta-feira (09/07) no Campus da Universidade federal do Cariri (UFCA), em Juazeiro do Norte, Wescley apresentou trabalho sobre “O princípio de Cavalieri como método de demonstração e fundamentação para o cálculo de áreas e volumes”.

Wecsley defendeu que tem-se no Principio de Cavalieri, um axioma eficiente para demonstração de fórmulas de cálculo de áreas e volumes, um conteúdo da disciplina de Matemática presente em todo o Ensino Básico do Brasil e sempre encontrado também nas avaliações externas.

O objetivo do trabalho apresentado é mostrar que o Princípio de Cavalieri é muito eficiente e simples na demonstração de fórmulas de áreas de figuras planas e volumes de sólidos, pois este axioma simplifica o cálculo de áreas ao medir segmentos e o de volumes em áreas.

Wecsley expôs a importância destes conteúdos na formação básica dos alunos de maneira que, precisa-se sanar as dificuldades que eles tenham, pois cerca de 30% da prova das questões de Matemática das provas externas é sobre geometria.

Na sua conclusão o mais novo mestre defendeu que se deve reconhecer a importância desse estudo para construção do conhecimento do aluno e não tentar uma coisa já pronta, pois só assim ele terá um aprendizado mais concreto.

A banca do Mestrado foi compostas pelos professores Mestres Mario de Assis Oliveira (URCA e IFCE), Paulo César Cavalcante de Oliveira - (URCA) e Zélalber Gondim Guimarães ((URCA).

Acompanharam Wecsley na sua defesa sua esposa Patrícia Ferreira e seu primo Winston Fernandes, Procurador Geraldo do Município de Penaforte.