Blog de Penaforte

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) chega a Penaforte

Prefeito Luis Celestina e Agricultores Familiares - foto Marthins
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

Com os esforços do Prefeito Luis Celestina e da Primeira Dama Marcia Rejane foi firmada as parceria necessárias para a implantação PAA no Município de Penaforte, que inicialmente atendera os projetos PETI- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e PROJOVEM beneficiando 231 crianças e adolescentes.

O Projeto funciona da seguinte forma: parte dos alimentos é adquirida pelo governo diretamente dos agricultores familiares, para a formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social.

Os produtos destinados à doação são oferecidos para entidades da rede socioassistencial, nos restaurantes populares, bancos de alimentos e cozinhas comunitárias e ainda para cestas de alimentos distribuídas pelo Governo Federal.
produtos da Agricultura Familiar que serão comercializados - foto Junior
Outra parte dos alimentos é adquirida pelas próprias organizações da agricultura familiar, para formação de estoques próprios. Desta forma é possível comercializá-los no momento mais propício, em mercados públicos ou privados, permitindo maior agregação de valor aos produtos.

Em Penaforte serão fornecidos carne bovina de primeira, galinha caipira, queijo coalho, macaxeira, milho de macunza, manga, melancia, laranja, milho verde, feijão verde, doces diversos, bolos diversos, caju, pimentão, tomate e goiaba, totalizando a importância R$  22.500,00 a ser comercializado.