Blog de Penaforte

terça-feira, 26 de junho de 2012

O Município de Penaforte conta com NASF para melhoria de vida da comunidade


 
O Prefeito Luis Celestina e o Secretário de Saúde José Fernandes do município de Penaforte tem trabalhado cada vez mais para melhoria da qualidade de vida da comunidade. Foi inaugurado recentemente no município o NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família que tem como objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão de saúde na Atenção Básica / Saúde da Família, deve atuar em ação interdisciplinar; educação permanente em saúde dos profissionais e da população; integralidade, participação social, educação popular; promoção da saúde e humanização.
Vale ressaltar que para ser atendido pelo NASF o paciente deverá ser encaminhado pelos enfermeiros, médicos e/ou agentes comunitários de saúde da rede municipal de Saúde através dos Programas de Saúde da Família – PSF. Também é atribuição do Núcleo fazer atendimentos educacionais nos PSFs e PSE (Programa de Saúde na Escola) com a realização de palestras educativas sobre diversos temas da saúde.
Outra importante atuação do NASF é o atendimento em domicílio, levando saúde aquelas pessoas que não podem deslocar-se até o hospital da cidade. De todas as atribuições do NASF o atendimento domiciliar é aquele que mais respeita as pessoas, pois elas estão impossibilitadas de irem até os centros médicos.
O NASF de Penaforte tem uma equipe altamente capacitada para atender à população. Fazem parte do quadro os fisioterapeutas Jefferson Alencar e Wellyne Couto, a fonoaudióloga Jakelline Miranda e a psicóloga Aiana  Lucena que atendem 40 horas semanais.
 
Foto em ações realizadas:
Capacitação com agentes de saúde

  
Apresentação do NASF e Oficina com grupo de gestantes. Tema: Importância do Pré-Natal e Direitos das gestantes.