Blog de Penaforte

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Dúvidas sobre as divisas entre Penaforte e Jati perto do fim

Atual Mapa de Penaforte. A linha vermelha
representa a situação anterior
Estão sendo aguardados para tarde de hoje técnicos do IPECE, do IBGE e da Assembléia Legislativa onde realizarão um trabalho de campo nos limites dos Municípios de Penaforte e Jati.

A Lei que criou o Município de Penaforte prevê uma linha reta entre os dois Municípios de poente a nascente. Ocorre que no ano de 2007 o IPECE publicou um novo mapa com três seguimentos de retas diminuindo em aroximadamente 30% a área territorial de Penaforte.

O Prefeito Luis celestina imediatamente após a sua posse procurou o IPECE para resolver de forma administrativa, não sendo viável uma solução foi ajuizada na Justiça Federal uma Ação Declatória de Nulidade do novo mapa do IPECE.

Por outro lado foi viabilizado junto a Assembléia Legislativa através do Deputado Welington Landim que provocou uma reunião conjunta no dia 26/10/2010 no salão nobre da Presidência da Casa, com a participação de representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) com o objetivo de discutir o problema.

Dessa reunião saiu a proposta do trabalho “in loco” que pode por fim a todas s dúvidas sobre os limites entre os dois municípios.

O Prefeito Luis Celestina disse que na sua campanha ouvia diversas reclamações sobre os novos limites determinados pelo IPECE e assumiu o compromisso de reaver o território perdido na gestão anterior.

“Não entendo como um administrador aceita de forma passiva uma decisão burocrática e ilegal que retira mais de 30% do território do Município prejudicando seu povo e os serviços públicos. É inadmissível uma postura dessa. Vou até onde for possível para defender o meu município e o meu povo” afirmou o Prefeito Luis. 


O Prefeito Luis Celestina convidou todas as lideranças municipais para acompanhar os trabalhos de campo dos técnicos para que não restem mais nenhuma dúvida sobre as divisas.