Blog de Penaforte

sábado, 1 de fevereiro de 2014

SEDUC realiza Semana Pedagógica em Penaforte-CE

O Governo Municipal de Penaforte através da Secretaria de Educação realizou o VI Encontro Pedagógico, nos dias 29 e 30 de janeiro de 2014.

No primeiro dia do encontro após a acolhida dos profissionais, realizada uma apresentação Literária, do Eixo do LEITOR, PAIC PROSA e POESIA do Livro A Borboleta Lilica e o Grilo Criqui pela aluna Camila Bringel Ferreira, 7 anos de idade, que em 2013 estudou o 1º ano com a professora Socorro Matias, na Escola Professora Ledite Angelo.

A professora Maria das Graças Pereira Matias, agradeceu aos presentes os momentos especiais de lutas, parabenizando pelas conquistas e realizações, convocando a todos que fazem a comunidade escolar a fazer de 2014 um ano de mais crescimento no setor educacional e fez a leitura de sua tradicional Mensagem.

O Prefeito Luis Fernandes Bezerra Filho apresentou os dados dos repasses dos recursos do FUNDEB no exercício financeiro 2013, conforme demonstrativo a seguir:

Luis, ainda, enfocou o problemática do transporte escolar e agradeceu aos professores pela excelente contribuição para o bom desempenho do ano letivo.

Em seguida foi procedida a entrega de premiação aos classificados em 1º, 2º e 3º lugares: Prêmio de Incentivo – V PRÊMIO MUNICIPAL DE MATEMÁTICA Um Novo Jeito de Pensar em Matemática: bonificação aos professores dos alunos premiados e também aos alunos  em: 1º lugare medalha para o 2º lugar e 3º lugar do 2º ano do ensino fundamental, 3º ao 5º ano  e 6º ao 9º ano; Prêmio Simulado de História: Experiência; PRÊMIO OBMEP realizando a entrega de medalhas e certificados (PELA PRIMEIRA VEZ UM ALUNO É CONTEMPLADO COM MEDALHA DE BRONZE), certificados de mensão honrosa e de participação as escolas parceiras, professores e alunos participantes na 2ª Fase da Olimpíada Brasileira Matemática Das Escolas Públicas – OBMEP 2013.

Ainda no primeiro dia se deu a apresentação de Experiência Exitosa: A Vida na Porta da Geladeira, com alunos do 9º ano “A”, professora Lúcia Queiroz, da Escola Leite Angelo e sob a coordenação da professora Telma Maria.
Planejamento – SME com plano de curso em foco: Educação Infantil – Paula; 1º Ano e EJA – Dasdores;2º Ano – Jane; 3º ao 5º – Francimeire e Conceição; 6º ao 9º Ano – Ciências da Natureza – Beca; 6º ao 9º Ano – Ciências Humanas – Aurileide; 6º ao 9º Ano – Linguagens e Códigos – Telma.

No segundo dia (30/01) no período da Manhã foi ministrada Palestra Especial: O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE O ALUNO APRENDA? FUNDAMENTOS DA APRENDIZAGEM HUMANA, com o professor Celso Vasconcellos, Doutor em Educação, o qual contagiou o público com suas colocações bem fundamentadas sobre a real situação do professor como sujeito de transformação.

No período da tarde foram montadas as seguintes Oficinas: Sala 01 – Educação Infantil: Afetividade e Motivação – Arnaldo; Sala 02 – 1º e 2º Ano – Elizabeth; Sala 03 – 3º ao 9º – Matemática – Agaeudes; Sala 05 –3º ao 9º – Geografia (Cartografia); Sala 06 – 6º ao 9º – Linguagens e Códigos; Sala 07 – EJA – Dasdores.

“Parafraseando o especialista Celso Vasconcellos: gerir uma sala de aula não é uma tarefa fácil, o papel do professor se baseia em quatro aspectos básicos e fundamentais para um bom processo de aprendizagem. o docente deve, primeiramente, acolher o aluno em sala de aula, para que ele se sinta seguro; e precisa também saber provocar, subsidiar e interagir para que novos conhecimentos sejam descobertos” comentou Secretária Graça Pereira.


“Nossos parabéns e agradecimentos especiais a quem se empenha em bem ensinar e aqueles que se esforçam para aprender mais e mais e assim fazer de Penaforte um lugar melhor de se viver!” disse a Graça.

Confiram outras fotos do Encontro: