Blog de Penaforte

terça-feira, 3 de julho de 2012

Os candidatos a Prefeito de Penaforte na Internet

Resultado por imagens dos candidatos de Penaforte no Google
O uso da internet para fazer política é uma tendência mundial, no entanto a rede mundial ainda é pouco usada pelos candidatos locais. Antes a internet como ferramenta de comunicação em massa era utilizada entre pessoas de classe social elevada e portanto politicamente educados e formadores de opinião.

Isto foi mudando e cada dia, os órgãos públicos facilitam o acesso a rede mundial e a juventude tem acesso através dos cybers espalhados pela cidade. No cenário nacional e estadual todos os principais candidatos estão na internet com perfil nas diversas redes sociais.

A Internet está se tornando o meio pelo qual a população irá conseguir minimizar o poder dos governos e dos políticos, mas também como meio dos governos massificar as suas ações. No futuro acredita-se que teremos as redes sociais como a principal ferramenta para a definição das políticas e de governos tendo a população como parte principal do processo de tomada de decisão de governança, principalmente as municipais.

Voltando para cenário em pesquisa realizada na manhã de hoje (03/07) consultando pelo nome dos dois candidatos a Prefeito de Penaforte pouco se encontra na rede mundial em relação ao comerciante José Wilde (PT), apenas aparece como resultado seu perfil na rede social Facebook e algumas informações do Portal da Transparência.

Se a pesquisa for realizada por imagem, consultando o nome do candidato do PT também são poucos os resultados, na primeira página de resultados não aparece nenhuma imagem sua, apenas duas imagens de seu ponto comercial.

Por sua vez a consulta realizada pelo nome candidato Luis Celestina (PSB) traz diversos resultados no Google tanto na pesquisa normal como por imagens. Todas as imagens das três primeiras páginas de pesquisa estão relacionado ao candidato. São quase 40.000 imagens do Prefeito de Penaforte na rede mundial.

Todos os resultados das primeiras páginas da pesquisa mostram resultado relacionado ao Prefeito de Penaforte e candidato a reeleição. Se consultarmos o nome do Governador Cid Gomes aparece três imagens do Prefeito Luis ao lado Governador.

Os dois candidatos tem perfil na rede social Facebook, sendo que o candidato Luis Celestina possui 922 amigos e o candidato José Wilde conta apenas com 200 amigos.

Outro fato marcante no uso da internet se deu na Convenção dos dois candidatos, enquanto na Convenção do candidato do PT não se vi uma única foto a Convenção do PSB e aliados foi amplamente compartilhada na rede, segundo o professor Marthins Basílio forma quase mil fotos postadas em diversos perfis na rede social e nos Blogs.

Confira os resultados da pesquisa:
Resultado da pesquisa por imagens de Luis Celestina
Resultado da pesquisa por imagens de José Wilde
Resultado da pesquisa por noticias de Luis Celestina
Resultado da pesquisa por noticias de José Wilde