Blog de Penaforte

sábado, 22 de maio de 2010

Agricultura de Penaforte

Penaforte foi o primeiro município do Estado a firmar convênio com o Idace para a capacitação de técnicos, visando regularização cadastral dos títulos de terra.

A Prefeitura reafirma o seu compromisso com a agricultura familiar, através de parcerias coma a Adagri, Ematerce, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Idace e Banco do Nordeste do Brasil.

Foram distribuídos no município 25.500 kg de sementes diversas, 1.020 mudas de caju anão precoce e 78 mil quilos de calcário, com correção de 250 tarefas de solo. Foram plantadas 283 tarefas de milho híbrido, através de parceria com o BNB, no valor de R$ 73.332,98, o que beneficiou agricultores do Baixio do Couro, Lagoa Preta, Ema, Mandacaru, Alto Bonito, Embiratania, Santo André e Queimada Grande.

A administração viabilizou a locação do laticínio Betânia, com tanque de resfriamento e compra garantida, além da entrega de 180 títulos de propriedades rurais, cadastramento de mais de 200 propriedades, com criação bovina, e inclusão de mais de 750 famílias no Garantia Safra 2009/2010.

Penaforte ganhou, através do esforço do atual prefeito e do deputado estadual Wellington Landim, três tratores para as comunidades das Bestas, Mandacaru, Alto Bonito e Retiro. O Município alocou, ainda, com recursos próprios, carro pipa permanente para abastecer as comunidades e escolas.

Também faz parte das ações atuais o convênio com a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), que possibilitará a fiscalização agropecuária em todo território rural do Município, construção de 100 cisternas de placas e a conquista da liberação do Seguro Safra para 2010.

Com informações do Jornal O Regional