Blog de Penaforte

terça-feira, 15 de junho de 2010

Penaforte entre os melhores no SPAECE

Professora Rita Felizardo, Coordenadora Jane Meire, Secretária Graça e o Prefeito Luis Celestina após receberem o certificado em Fortaleza

Os dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE-Alfa), divulgados segunda-feira (14), são muito animadores para Penaforte. Em 2009, o nível de desempenho dos alunos do Município ficou entre os 10 melhores do Estado, dentre as escolas municipais destacou-se a Escola do CERU e por tal razão foi premiada pelo Governo do Estado como Escola Nota Dez. O prêmio é dado aos colégios que obtiveram os melhores resultados de alfabetização.

O desempenho dos alunos no processo feito pelo SPAECE-Alfa é um dos critérios para o repasse do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios.

A Secretária de Educação do Município, Profa. Graça Pereira disse que o levantamento feito pelo Spaece-Alfa é a coroação de um trabalho desenvolvido desde o primeiro dia do mandato da atual administração. Avisa, ainda, que outras escolas do Município não foram contempladas apenas por que perderam pontos em virtude de uma pequena evasão escolar.

As escolas contempladas com o prêmio Escola Nota Dez recebem R$ 2.500 por cada aluno que tenha participado da avaliação. O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira equivale a 75% do valor total é pago logo após a premiação. A segunda – com os 25% restantes – só é entregue após a escola premiada desenvolver, durante um ano, ações de cooperação técnico-pedagógica em um dos colégios que obtiveram os piores resultados de alfabetização.

O Prefeito Luis Celestina disse que tal premiação é o reconhecimento do trabalho desenvolvido e estava muito alegre com o fato e vai dividir esta alegria com o povo de Penaforte. Disse, ainda, que a comunidade Escolar vai decidir em qual projeto vai aplicar o dinheiro da premiação.